A copa do mundo é um evento que faz com que o mundo inteiro preste atenção em um país, em 2014 foi nossa vez de sediar uma copa, mas infelizmente nesse ano levamos um 7 a 1 histórico contra a Alemanha.
Esse ano a sede da copa do mundo será o Qatar, um país do qual a maioria de nós conhecemos muito pouco, então através desse vídeo eu vou te apresentar alguns fatos curiosos sobre esse país tão rico, mas tão pequeno ao mesmo tempo.
O primeiro fato sobre o Qatar que chama a atenção é o seu tamanho, vocês sabiam que apesar de ser uma das nações mais ricas do mundo o Qatar tem aproximadamente metade do tamanho do Sergipe? Mesmo sendo um país pequeno na extensão territorial eles são extremamente ricos por conta da extração de petróleo. E não é só a extensão territorial que é pequena no Qatar não, a população desse país é um pouco menor que 3 milhões de pessoas, tem muitos estados no Brasil que tem uma população maior do que a do Qatar.
Bebidas alcoólicas são proibidas no Qatar. Pra muita gente futebol e cerveja formam a combinação perfeita, mas pros torcedores que forem viajar pro Qatar pra ver o hexa do Brasil eu lamento informar, não vai ser possível tomar aquela cervejinha durante os jogos. Na maior parte do Qatar o consumo de bebida alcóolica é ilegal, apenas alguns hotéis internacionais e clubes licenciados possuem permissão e o litro de cerveja pode custar até R$ 90 reais. Pra dar uma aliviada nessa situação a FIFA entrou em contato com o governo do Qatar e conseguiu liberar o consumo de bebida alcoólica em zonas pré-determinadas que serão chamadas de “fifa fan zone”. Essa proibição das bebidas alcoólicas ocorre porque elas vão contra as normas da Sharia, que é lei em vigor em vários países de maioria muçulmana.
A temperatura no Qatar é um verdadeiro teste de resistência. O país fica localizado bem na região de encontro do Deserto Árabe com o Golfo Persa, nessa área a temperatura pode chegar a 50ºC durante o dia e -15º à noite. Essa o Qatar instalar ar condicionado nas ruas… É isso mesmo, ar condicionado nas calçadas. Claro que isso é apenas em alguns pontos comerciais, mas o entorno dos estádios da copa já vai contar com essa tecnologia de resfriamento externo.
O Qatar é um dos lugares mais seguros do mundo, isso porque ele tem baixas taxas de criminalidade, com crimes violentos sendo extremamente raros. Mesmo pequenos roubos não são tão comuns, fazendo com que a localidade seja bastante atrativa para quem busca um lugar que dê maior sensação de segurança. Provavelmente um dos fatores que influencia pro Qatar ser tão seguro e ter uma baixa criminalidade é o Qatar é um dos países mais ricos do mundo.
Aproveitando esse gancho, bora pro quinto fato. O Qatar é um dos países mais ricos do mundo. O Qatar começou a ficar muito rico a partir dos anos 40, quando se iniciou no país a exploração do petróleo e gás natural. Atualmente o Qatar é um dos maiores produtores de gás natural no mundo. O Qatar tem um dos maiores PIBS per capita do mundo, sendo cerca de um pouco mais de 60 mil dólares. Pra vocês terem ideia o PIB per capta do Brasil é apenas 11 mil dólares. O PIB per capta deles é 6 vezes maior que o nosso, é uma diferença grande não?
A sexta curiosidade é mais uma demonstração do quão rico o Qatar é, um dos problemas pro Qatar sediar a copa do mundo é que além de ser um país muito pequeno eles não tinham cidades suficientes pra comportar um evento dessa dimensão. Advinha o que eles fizeram? Criaram uma cidade pra poder receber a copa, foi assim que surgiu Lusail. Do nada, no meio de um monte de areia surgiram estádios ultramodernos, bairros, pontos turísticos, novos hotéis de luxo e até uma rede metroviária foi criada. Essa cidade foi construída com o investimento de 45 BILHÕES de dólares, e hoje Lusail já é considerada uma das mais modernas e sustentáveis cidades do mundo.
O Sétimo fato curioso sobre o Qatar: a copa do mundo precisou ser adiada por conta da temperatura muito alta do país. Normalmente a copa do mundo ocorre no meio do ano, mas no caso do Qatar ela será no final do ano. O motivo disso é que durante o meio do ano a temperatura no Qatar ultrapassa os 40 Graus podendo chegar à sensação térmica de até 60 graus, nessas condições andar na rua já é difícil, imagina jogar futebol. Já em novembro a temperatura costuma cair, nessa época as temperaturas podem oscilar entre 10 e 30 graus.
O Catar e o uso de mão de obra escrava nas obras da copa. O Catar é acusado de utilizar mão de obra escrava nas obras da copa de 2022. Há mais de 1 milhão de trabalhadores migrantes no Catar, muitos dos quais são do Nepal e da Índia. Esses trabalhadores geralmente recebem a promessa de bons salários e boas condições de trabalho, mas muitas vezes acabam endividados e trabalhando longas horas em condições perigosas. Em 2013, as obras da Copa de 2022 realizadas por imigrantes estrangeiros de países como Nepal, Índia e Sri Lanka foram responsáveis pelas mortes de 182 trabalhadores, que não foram esclarecidas. Os 182 trabalhadores mortos em 2013 no Catar eram do Nepal, pequeno país ao Sul da China e principal fornecedor de mão de obra barata para os empreendimentos catarianos. As causas das mortes são diversas, como ataques cardíacos, suicídios, quedas e acidentes de trânsito. De acordo com relatos apurados, os trabalhadores enfrentam condições precárias de trabalho e subsistência, com jornadas que superam 12 horas diárias e moradia em alojamentos superlotados. Além disso, há uma condição próxima à escravidão. Os passaportes são confiscados e os salários, retidos pelos chefes durante meses, são expedientes usados para evitar que os operários abandonem os empregos.