Muitas vezes você certamente já desejou ter nascido em um país mais rico, com mais oportunidades e uma moeda mais forte que te desse um maior poder de compra, mas você já parou pra imaginar que poderia ter nascido em um país com uma renda média 10 vezes menor, com uma ditadura no poder e em meio a inúmeros conflitos civis? Pois então, essa é a realidade que poucos conhecem e nós vamos te mostrar aqui no SpaceForums.
Há muitas razões pelas quais os países são pobres. Um dos motivos é que esses países podem não ter recursos naturais, como petróleo ou minerais. Outro motivo é que esses países podem estar em uma localização ruim, como um deserto ou em uma zona de guerra. O governo também pode ser corrupto e não fazer o que é melhor para as pessoas, em alguns países citados no vídeo inclusive o governo é uma ditadura, mas enfim, existem indicadores econômicos que ajudam a medir quais países são mais ricos e mais pobres, eu vou explicar os 3 principais usados nesse vídeo que são PIB PER CAPTA, IDH e RENDA MÉDIA.
O 10º país mais pobre do mundo é o Moçambique, um país do sul da África,. O Moçambique era uma colônia portuguesa até 1970 e se tornou independente através de uma guerra civil que aconteceu entre 1977 e 1992. O país apesar de possuir riquezas naturais possui uma das populações mais pobres e analfabetas do mundo, pra vocês terem ideia a média de tempo que um cidadão de Moçambique fica na escola é de 3,5 anos, entre as mulheres a média é pior ainda, elas ficam 2,5 anos.
O IDH de Moçambique é 0,446. O IDH significa índice de desenvolvimento humano, ele mede a educação, renda e expectativa de vida de uma sociedade, ele é medido de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 o IDH de um local for melhor, quanto mais próximo de 0 pior. O IDH do Brasil é de 0,754. A renda média anual dos cidadãos de Moçambique é de U$ 498,96 por ano, isso dá cerca de 41 dólares por mês. Isso por si só não é o suficiente pra determinar a pobreza de um povo, pois há de se levar em conta também os custos de vida. Pra ficar mais claro, no Moçambique a cesta básica gira em torno de 19 mil meticais, que é a moeda de Moçambique, enquanto o salário mínimo fica na casa dos 5 mil meticais. O pib per capita de Moçambique é de cerca de U$ 500 de acordo com a última medição feita em 2021. O pib per capita é o resultado da divisão do PIB de um país pelo número de habitantes. Pra vocês terem uma comparação, o pib per capita do Brasil é U$ 7.518. Em Moçambique, 63% da população vive abaixo da linha da pobreza, e Moçambique não é um país com pouca gente não, a população total do país é de mais de 32 milhões de habitantes. A expectativa de vida em Moçambique é de 59,31 anos.
Já deu pra perceber o quão diferente é a realidade do Brasil? Se preparem porque esse é o país menos pior da lista.
Em 9° lugar no ranking dos países mais pobres do mundo está Serra Leoa, o país da África Ocidental tem uma população de cerca de 8 milhões de habitantes. Serra Leoa foi um país muito explorado por Portugal e Reino Unido, e também enfrentou uma guerra civil entre as décadas de 1990 e 2000. A economia de Serra Leoa depende muita da produção de arroz, café e cacau, e também da exploração de diamante, ouro, ferro e bauxita. Serra Leoa teve sua história recente marcada pela instabilidade política, presença de grupos terroristas, guerra civil, violação de direitos humanos, corrupção e uma história de exploração por parte dos colonizadores. Como resultado disso hoje O IDH de Serra Leoa é de 0,475, O PIB per capita é U$ 484,52. Isso tudo faz com que a Serra Leoa seja um dos países mais pobres do mundo.
em 8º lugar Burkina Faso: esse país tem a maior parte do seu território situado numa região árida, à beira do deserto do Saara, no Oeste da África. Entre 1894 e 1904 o exército da França invadiu o país com muita violência e devastou as tribos, casas, plantações e tudo que já tinha estabelecido por ali, o país só conseguiu a independência em 1960 e a partir dai a história registra uma série de golpes militares, inclusive recentemente.
Burkina Faso é o país com a pior taxa de analfabetismo do mundo, cerca de 80% da população do país é analfabeta, isso joga o IDH do país lá pra baixo em 0,449. O país tem cerca de 15 milhões de habitantes, a expectativa de vida é de apenas 51 anos, o pib per capita é de U$ 483, 10% da população é subnutrida e apenas 13% das casas possuem rede sanitária.
Em 7º lugar na lista dos países mais pobres está Eritreia, um país que fica no nordeste da África, e tem uma posição geográfica bastante importante, pois fica num ponto de passagem entre o canal de Suez e o Oceano Índico. O país é um dos mais novos dos países africanos, foi criado pela Itália em 1890 e foi ocupado pelos italianos até 1941, depois foi dominada pelos britânicos até 1952, quando a ONU reconheceu a autonomia ao país, que se federou com a Etiópia até março de 1993, quando obteve finalmente a independência. É um país realmente muito jovem, a guerra que durou mais de 30 anos com a Etiópia devastou o país, as atividades econômicas são prejudicadas pela irregularidade da chuva e pelos vários anos que o país esteve em guerra
- A maior parte da população pratica a agricultura de subsistência e cerca de 68% da população é subnutrida
- Boa parte da população sofre com o HIV
- A taxa de analfabetismo é de quase 40%
- A expectativa de vida é de 62 anos e só 5% das casas possuem rede sanitária.
- O IDH da Eritreia é de 0,492.
Em 6º lugar vem Mali, mais um país do continente africano, outro que também é uma ex-colônia da França, só conquistou sua independência em 1960, sendo também um país relativamente novo. Mali tem uma das piores econômicas do planeta, a economia depende principalmente do algodão, a agricultura no país é extremamente prejudicada pelo processo de desertificação no país. O IDH de Mali é 0,428
A expectativa de vida em Mali é de cerca de 54 anos.
O país com cerca de 13 milhões de habitantes possui o pib per capita de U$ 544.
Em 5º lugar temos o Burundi, mais um país africano, o Burundi possui o quito menor IDH do mundo inteiro. Burundi só conquistou sua independência em 1962 e desde então uma série de conflitos envolvendo grupos étnicos aconteceram fazendo com que milhares de pessoas morressem. 63% das pessoas são subnutridas no Burundi, o pib per capita é de apenas U$ 118, a expectativa de vida é de 49 anos. Esse país tem cerca de 8 milhões de habitantes e 91% da população é de religião cristã.
Em 4 lugar na lista dos países mais pobres está o Sudão do Sul, o país com 11 milhões de habitantes é um jovem país criado em 2011 após a consolidação da independência do Sudão. Sudão do Sul é um país rico em recursos naturais como petróleo, mas as décadas de guerra civil, e após a separação, conflitos com o pais vizinho, fizeram que o país não conseguisse se desenvolver. Hoje o pib per capita do sudão do sul é de U$ 392, 76% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e o país tem a maior taxa de mortalidade materna do mundo.
Em 3º lugar na lista vem o Chade, também um país do continente africano, 75% do território é coberto pelo deserto do Saara. Chade também é uma ex-colônia francesa, o país conquistou sua independência em 1960. O país além das condições geográficas que não favorecem possui mais de 200 grupos étnicos diferentes, que fez com que ao longo da história houvessem muitos conflitos internos. Mesmo possuindo uma reserva de ouro e petróleo a população de Chade é uma das mais pobres do mundo. O analfabetismo atinge 70% da população do país, o IDH é o segundo menor do mundo, sendo 0,394, 40% da população é subnutrida, somente 9% das residências possuem rede sanitária, e o país conta com uma população de pouco mais de 11 milhões de pessoas.
Agora o segundo país mais pobre do mundo é a republica centro-africana, é mais um país que teve seus recursos explorados pelos europeus, principalmente pelos franceses. A população desse país foi vítima de escravidão durante muito tempo, a independência só aconteceu em 1960. A principal atividade econômica do país é a agricultura, focada em itens como café, algodão e mandioca. A subnutrição atinge quase 45% das pessoas, a taxa de mortalidade infantil é uma das mais elevadas do planeta e a expectativa de vida é de apenas 44 anos. O analfabetismo atinge 52% das pessoas. O IDH da Republica Centro Africana é 0,404
E por último o país mais pobre do mundo é o Níger, outro país que tem 65% do seu território coberto pelo deserto do Saara e não possui saída para o mar. O país de poucas áreas cultiváveis também foi colonizado pelos franceses e também teve sua independência em 1960. O país não possui riquezas naturais como petróleo, minérios e outros itens com grande valor de mercado. A subnutrição atinge 29% dos habitantes do país, a maioria da população vive com menos de U$ 1,25 por dia, a taxa de analfabetismo ´é de 72%, apenas 7% das casas possuem rede sanitária, o pib per capita é de U$ 289.
Esses são os países mais pobres do mundo